PLANO ANUAL CURRICULAR 2012


 PLANO ANUAL DE QUÍMICA


NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 1° ANO                           
PROFESSORES:
            ELINARDO MARTINS DA SILVA
            EVALDO DUARTE TEIXEIRA

OBJETIVO

            O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
            Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.

ESTRATÉGIAS

      Exposição de conteúdos.
      Leitura dos conteúdos.
      Elaboração e análise de exercícios.



AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.


QUÍMICA – 1° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

      Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
      Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.



Breve histórico da química




Substâncias puras

  




Mistura



Teoria atômica de Dalton



•  A antiguidade
•  Alquimia, a precursora da          
    química
  • Mudanças de estado físico
  • Principais propriedades das substâncias puras
  • Densidade
  • Conceito
  • Classificação, fase, componente
  • Conceito de elemento químico
  • Distinção entre elemento químico e substância simples


Utilizar o LIC para demonstrações de cálculos de massa, volume e densidade.



Utilizar o LIC para demonstrações de mistura homogenia e heterogenia.


 2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
      Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.
      Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.

  • Estrutura Atômica






Classificação periódica e propriedades
dos elementos




  • Modelos atômicos
  • Conceitos fundamentais
    Isótonos, isótopos e   isóbaros;;
    Configuração eletrônica;
    Diagrama de Linus Pauling;
    Modelo atômico atual.
  • Objetivo
  • Histórico da Classificação periódica
  •  Distribuição eletrônica e tabela periódica
  • Estrutura da tabela periódica
  • Propriedades periódicas e aperiódicas.











Utilizar o LIC para identificar as principais características dos metais e dos ametais
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
      Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
      Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.

•Ligações Químicas






  • Regra do octeto
  • Ligação iônica
  • Ligação covalente
  • Ligação metálica
  • Propriedades das substâncias iônicas, moleculares metálicas
  • Polaridade de ligações
  • Forças intermoleculares
Utilizar o LIC para demonstrações de formações de ligações químicas.


4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

      Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
      Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.






Funções Inorgânicas







  • Conceitos de ácidos e bases
  • Indicadores de ácidos e bases
  • Nomenclatura e classificação dos ácidos e bases

  • Distinção entre dissociação e ionização

  • Sais: definição e  nomenclatura

  • Óxidos: definição e nomenclatura
Utilizar o LIC para demonstrações de identificação de ácidos de bases.







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