FERNANDO MOTAS

PLANO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANO ANUAL DE MATEMÁTICA 3º ANO ESCOLA FERNANDO MOTA


NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 3° ANO                           
PROFESSORES:
            VANDERLAN CASTRO MESQUITA
            JOÃO RODRIGUES DE SOUSA FILHO
            ANTÔNIA ADRIANA SILVA MATOS LIMA

OBJETIVO

  • Mostrar ao aluno a Matemática como linguagem universal indispensável à comunicação moderna.
  • Manter o caráter instrumental e aplicado da Matemática, através de atividades que visam o ensino de procedimentos e conceitos matemáticos para desenvolver o pensamento, formar autonomia, por meio do incentivo à busca de informações, formulação de hipóteses, tomada de decisões e construções de argumentos.
  • Explorar o falar e o escrever sobre Matemática, propiciando o exercício das habilidades comunicativas para ler o mundo, inferindo positivamente, através de novos caminhos para a resolução de problemas.

ESTRATÉGIAS

      Exposição de conteúdos.
      Leitura dos conteúdos.
      Elaboração e análise de exercícios.
  
AVALIAÇÃO

  • Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
 MATEMÁTICA – 3° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Reconhecer a existência de invariantes ou identidades que impõem as condições a serem utilizadas para analisar e resolver situações-problema; por exemplo, estabelecer identidades ou relações com aquelas existentes entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro, os volumes de um cilindro e de um cone que tenham a mesma base e a mesma altura, a relação entre catetos e hipotenusa em qualquer triângulo retângulo; ou ainda a identidade fundamental da trigonometria.

Geometria analítica




Ponto e Reta


As circunferências






Utilizar o LIC para demonstrar as retas e circunferências
2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Usar adequadamente réguas, esquadros, transferidores, compassos, calculadores e outros instrumentos ou aparelhos


Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos.








Geometria analítica





  Números complexos








Cônicas

.



O conjunto C;
Forma algébrica;
Potências de i;
Operações fundamentais







3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos.


Revisão dos conteúdos para o ENEM

Funções do 1° grau;
Funções 2° grau;
Modular;
Exponenciais;
Logarítmicas;
Progreções;
Geometria plana.







4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES

CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Compreender a Matemática como ciência autônoma, que investiga relações, formas e eventos e desenvolve maneiras próprias de descrever e interpretar o mundo. A forma lógica dedutiva que a Geometria utiliza para interpretar as formas geométricas e deduzir propriedades dessas fórmulas é um exemplo de como a Matemática ler e interpreta o mundo à nossa volta.




Ler e interpretar dados ou informações apresentadas em diferentes linguagens, representações, como tabelas, gráficos, esquemas, diagramas, árvores de possibilidades, fórmulas, equações ou representações geométricas.


Revisão dos conteúdos para o ENEM:










Polinômios

Trigonometria;
Sistemas lineares;
Analise combinatória
Estatística;









Identidade de Polinômios;
Operações Fundamentais;
Equações Algébricas.







COMPARTILHAR:

+1

COMENTÁRIO PARAPLANO ANUAL DE MATEMÁTICA"

Postar um comentário