PLANO ANUAL DE BIOLOGIA

1° ANO    
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 1° ANO                     
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
FÁTIMA BEZERRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO

      OBJETIVO

                  Definir os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam a  aprender a aqueles úteis para  a compreensão do mundo . Fazendo assim despertar o espírito critico do estudante. 

            ESTRATÉGIAS
·         Estudo dirigido
·         Leitura compartilhada
·         Elaboração e analise de exercícios
·         Seminários
·         Ficha mento
·         Resumos

AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas , avaliações>Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.
    
BIOLOGIA – 1° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA


Descrever processos e características dos seres vivos e do ambiente observado a microscópio ou a olho nu
Microscopia

Introdução ao ensino da Biologia



Método cientifico






Níveis de organização dos seres vivos

Microscopia
Características dos seres vivos
Divisões da biologia
Etapa do método cientifico
Composição química
Organização celular
Reprodução
Metabolismo
Crescimento
Evolução
Reação
Movimento

Biosfera
Ecossistema
Comunidade
População
Organismo
Sistema e órgãos
Tecido
Célula
Molécula
Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender  e vídeo e data show slide e LEI.
2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia percebendo seu papel na vida
Origem da vida






Composição química da vida




Envoltórios celulares





Organelas citoplasmáticas




A origem dos seres vivos
Biogênese versus abiogênese
O surgimento das células multicelulares eucariontes
O surgimento dos seres multicelulares eucariontes

A água, Sais minerais, Vitaminas, Lipídios;
 Proteínas, Enzimas, Os ácidos nucleícos.

A teoria celular,*Os envoltórios celulares
Membrana plasmática
Envoltórios externos á membrana plasmática
Processos de troca entre a célula e o meio externo
Concentração de uma solução  

Complexo de golgi,lisossomos ,ribossomos,mitocôndrias
Centríolos,cloroplasto,reticulo endoplasmático liso e rugoso.



*Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender  e vídeo e data show slide e LEI.

3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Identificar a célula como unidade responsável pela formação de todos os seres vivos, não existindo vida fora dela.


Núcleo celular




Divisão celular










Metabolismo energético



Cario teca
Nucleoplasma e cromatina
Nucléolo

Ciclo celular
Interfase
Mitose e meiose em células animais
Vegetais
Prófase
Metáfase
Anáfase
Telófase e citocinese
Mitose em células vegetais
Meiose
Meiose I
Meiose II

Fotossíntese
Respira ação
Fermentação
Quimiossintese.

Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender  e vídeo e data show slide e LEI.
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Apropriar-se dos conhecimentos da biologia e aplicar esses conhecimentos para explicar o funcionamento do mundo natural .



Histologia  animal














Embriologia e reprodução humana

Tecidos epiteliais de revestimento
Tecidos epitelial glandular
Tecidos conjuntivos propriamente ditos
Tecido adiposo,
Tecidos cartilaginoso
Tecido ósseo
Tecido hematopoiético
Sangue,
 Linfa
Tipo de tecido muscular
Nervoso

Desenvolvimento embrionário, clivagem, gastrulação,
Neurulação,
Gametogênese
Sistema genital masculino
Sistema genital feminino
Doenças sexualmente transmissíveis
Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender  e vídeo e data show slide e LEI.


2° ANO 
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 2° ANO                     
PROFESSORES:
FÁTIMA BEZERRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
ELINARDO MARTINS DA SILVA

      OBJETIVO

                  Definir os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam a  aprender a aqueles úteis para  a compreensão do mundo . Fazendo assim despertar o espírito critico do estudante. 

            ESTRATÉGIAS
·         Estudo dirigido
·         Leitura  compartilhada
·         Elaboração e analise de exercícios
·         Seminários
·         Ficha mento,
·         Resumos

AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas , avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.

 BIOLOGIA – 2° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Compreender e utilizar a ciência como elemento de interpretação e intervenção e a tecnologia com conhecimento sistemático de sentido prática.
Classificação dos seres vivos



Vírus


Reino das bactérias




Protistas
Taxonomia e Sistemática
 Historia da Classificação   Domínio(Bactéria , Archaea , Eukarya)

A estrutura do Vírus
Doenças causadas por vírus


Estrutura das bactérias (reprodução formato, respiração do saprófagos )
Doenças causadas pelas bactérias
Arqueobactérias


Organização celular e a reprodução e a classificação dos (protozoários e algas )
Doenças causadas por protozoário
Utilizar livro didáticos e texto , vídeo e data show slide  sobre biologia e LEI.
2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Apresentar suposições e hipóteses do assunto ou fenômenos biológicos e estudo.

Reino Fungi





Reino Vegetal




Morfologia  e fisiologia  vegetal







Histologia Vegetal



Importância dos fungos
Características gerais dos fungos
Classificação dos fungos Doenças causadas por fungos


Briófitas , Pteridófitos
Gimnospermas , Angiospermas
Reprodução Vegetal

Tecidos Vegetal:
Raiz
Caule
Folha
Flor
Fruto e sementes

Hormônios vegetais Fototropismo,geotropismo,auxinas, cito ninas ,
Giberelinas , ácido abscissio e etileno

Tecidos de reserva
Tecidos de condutores de seiva
Tecidos sustentação
Tecidos de revestimento e proteção

Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender  e vídeo e data show slide e LEI.
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Explicar e exemplificar os principais critérios de classificação dos animais forma de nutrição, características estruturais,movimento e reprodução.

Reino Animal Invertebrados (I)









Poríferos
Cnidários
Plantel mitos
Nematódeos
Anelídeos
Moluscos
Equinodermas

Nutrição nos Invertebrados
Sistema nervoso nos invertebrados
Reprodução e desenvolvimento embrionário dos invertebrados 
Utilizar livro didáticos e texto   e vídeo e data show slide e em biologia  LEI.
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Compreender a intrínseca relação entre os conteúdos de ciências da natureza, proporcionando a visão holística da vida.


Reino Animal II cordados





Anatomia e fisiologia humano








Órgãos dos sentidos
Origem e características gerais dos animais
Desenvolvimento embrionário
Reprodução

Sistema digestores
Sistema respiratório
Sistema cardiovascular
Sistema nervoso
Sistema endócrino
Sistema urinário


Visão
Audição e equilíbrio nos vertebrados
Olfato e paladar
Tegumento
Esqueleto
Músculo

Utilizar livro didáticos,
Vídeo,data- show
slide e LEI.                                                          


3° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 3° ANO                     
PROFESSORES:
FÁTIMA BEZERRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE

      OBJETIVO

                  Definir os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam a  aprender a aqueles úteis para  a compreensão do mundo . Fazendo assim despertar o espírito critico do estudante. 

            ESTRATÉGIAS
·         Estudo dirigido
·         Leitura  compartilhada
·         Elaboração e analise de exercícios
·         Seminários
·         Ficha mento,
·         Resumos

AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas , avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.

BIOLOGIA – 3° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia percebendo seu papel na vida humana.
Fundamentos da genética





Herança autossomas







Alelos Múltiplos
A experiência de Mendel (1ª- lei)
Cruzamento-teste, genótipo,fenótipo, gametogênese,fecundação
Genes letais
Monoibridismo no ser humano (herança, recessiva, dominante, codominância, incompleta, completa)
Gene e ambiente
 Probabilidade, Heredogramas

A experiência de Mendel (2ª- lei)
diibridismo,sistema ABO, sistema MN, sistema Rh do grupos sanguíneos,pelagem e cor dos coelhos.
Triibidismo e poliibridismo

*Utilizar livro didáticos e texto   e vídeo e data show slide e em biologia  LEI.

2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como ela se desenvolve por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento cientifico com a transformação da sociedade.
Polialeia e grupos sanguíneos





Interação gênica





Sexo e herança genética
Alelos múltiplos em coelhos
Sistema ABO de grupos sanguíneos
Sistema Rh de grupos sanguíneos, Polialeia

Forma de crista de galinhas
Epistasia, Poligênia,
Pleiotropia

A herança cromossômica
Herança ligada ao sexo
Herança limitada ao sexo e herança influenciada pelo sexo
Analise de hemogramas

Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender  e vídeo e data show slide e LEI.
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências naturais na sua vida pessoal nos processos de produção no desenvolvimento do conhecimento e na vida pessoal
Evolução biológica





Origem das espécies






Lamarckismo teoria evolutivas.
Darwinismo, evidências da evolução.
Neodarwinismo fatores evolutivos.
 Mutação gênica recombinação gênica seleção natural e adaptação, migração, deriva especiação, isolamento gênico, reprodutivo.


Origem da vida primeira teorias
Teoria de Oparin e Haldane
Outras teorias sobre a origem da vida
Evolução dos animais
Evolução das plantas
Evolução da espécie humana




















Utilizar livro didáticos , texto,  vídeo, data show e LEI.
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Relacionar os diversos ecossistemas da biosfera e perceber suas constantes modificações.

Fundamentos da ecologia





Ciclos biogeoquímicos



Dinâmica das populações e relações ecológicas relações


Humanidade e ambiente
Níveis de organização da vida
 Habitat e nicho ecológico
Cadeias alimentares
Teia alimentar
Fluxo de matéria e de energia
Ciclo do carbono
Ciclo do oxigênio
Ciclo da água Ciclo do nitrogênio
Sociedades, densidade populacional, crescimento, populacional taxa de natalidade e mortalidade.
Colônias
Mutualismo
Pro cooperação
Comensalismo
Canibalismo
Competição intraespecífica
Competição interespecífica
 Amensal ismo
Predatismo
Parasitismo
Sucessão ecológica, biomas terrestres e aquáticos, biomas e brasileiros.

Poluição atmosférica, inversão térmica, aumento do efeito estufa, poluição das águas e solo, poluição por ozônio desmatamento.









Utilizar livro didáticos e texto  e questionários para discussão  junto ao professor  e vídeo e data show slide e LEI.                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial