PLANO ANUAL DE MATEMÁTICA

 1° ANO       
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 1° ANO                           
PROFESSORES:
            CARLOS ALGUSTO XAVIER
            EVALDO DUARETE TEIXEIRA
            IRISNEUMA FORTE MAGALHÃES

OBJETIVO

  • Mostrar ao aluno a Matemática como linguagem universal indispensável à comunicação moderna.
  • Manter o caráter instrumental e aplicado da Matemática, através de atividades que visam o ensino de procedimentos e conceitos matemáticos para desenvolver o pensamento, formar autonomia, por meio do incentivo à busca de informações, formulação de hipóteses, tomada de decisões e construções de argumentos.
  • Explorar o falar e o escrever sobre Matemática, propiciando o exercício das habilidades comunicativas para ler o mundo, inferindo positivamente, através de novos caminhos para a resolução de problemas.
 ESTRATÉGIAS

      Exposição de conteúdos.
      Leitura dos conteúdos.
      Elaboração e análise de exercícios.

            AVALIAÇÃO

  • Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
MATEMÁTICA – 1° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Traduzir uma situação dada em determinada linguagem para outra; por exemplo, transformar  situações dadas em linguagem matemática corrente em tabelas, gráficos, desenhos, fórmulas ou equações matemáticas e vice-versa.



Compreender a Matemática como parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas manifestações artísticas ou literárias, teatrais ou musicais, nas construções arquitetônicas ou na publicidade.



Geometria Plana












Trigonometria
Teorema de Tales;
Semelhança de Triângulos;
Teorema de Pitágoras;
Relações Métricas no Triângulo Retângulo;
Circunferência;
Áreas das Figuras Planas.


Razões Trigonométricas;


Ângulos Notáveis

Utilizar o LIC para demonstrar o teorema de Tales





Utilizar o LIC para demonstrar as razões trigonométricas
2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Fazer previsões e estimativas de ordens de grandeza, de quantidades ou intervalos esperados para os resultados de cálculos ou medições e, com isso, saber avaliar erros ou imprecisões nos dados obtidos na solução de uma dada situação-problema.


Perceber as relações e identidades entre diferentes formas de representação de um dado objeto, como as relações entre representações planas nos desenhos, mapas e telas de computador com  os objetos que lhes deram origem







Conjuntos Numéricos






Funções




Conjuntos Numéricos;


Intervalos.



Funções;

Conceito de Funções;

Função Polinomial do 1° Grau e 2° Grau.






Utilizar o LIC para utilizar kit multi mídia
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Ler e interpretar dados ou informações apresentadas em diferentes linguagens, representações, como tabelas, gráficos, esquemas, diagramas, árvores de possibilidades, fórmulas, equações ou  representações geométricas

Usar adequadamente réguas, esquadros, transferidores, compassos, calculadoras e outros instrumentos ou aparelhos.






Funções







Função Modular;


Função Exponencial;


Função Logarítmica





Utilizar o LIC para utilizar kit multi mídia
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES

CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Identificar diferentes formas de quantificar dados numéricos para decidir se a resolução de um  problema requer cálculo exato, aproximado, probabilístico ou análise de medidas. Por exemplo, de acordo com uma dada situação escolher número de algarismos apropriado ou fazer aproximações adequadas, optar pelo uso de ração, porcentagem, potência de dez; escolher melhor unidade para representar uma grandeza.

Fazer previsões e estimativas de ordens de grandeza, de quantidades ou intervalos esperados para os resultados de cálculos ou medições e, com isso, saber avaliar erros ou imprecisões nos dados obtidos na solução de uma dada situação-problema






Matemática Financeira I











Sequências



Razão e Proporção;

Porcentagem;

Juros Simples.





Sequências


Progressão Aritmética;


Progressão Geométrica;








Utilizar o LIC para utilizar kit multi mídia



 2° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 2° ANO                           
PROFESSORES:
            VANDERLAN CASTRO MESQUITA
            JOÃO RODRIGUES DE SOUSA FILHO
            ANTÔNIA ADRIANA SILVA MATOS LIMA
            IRISNEUMA FORTE MAGALHÃES

OBJETIVO

  • Mostrar ao aluno a Matemática como linguagem universal indispensável à comunicação moderna.
  • Manter o caráter instrumental e aplicado da Matemática, através de atividades que visam o ensino de procedimentos e conceitos matemáticos para desenvolver o pensamento, formar autonomia, por meio do incentivo à busca de informações, formulação de hipóteses, tomada de decisões e construções de argumentos.
  • Explorar o falar e o escrever sobre Matemática, propiciando o exercício das habilidades comunicativas para ler o mundo, inferindo positivamente, através de novos caminhos para a resolução de problemas.

ESTRATÉGIAS

      Exposição de conteúdos.
      Leitura dos conteúdos.
      Elaboração e análise de exercícios.

AVALIAÇÃO

  • Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
MATEMÁTICA – 2° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Reconhecer a existência de invariantes ou identidades que impõem as condições a serem utilizadas para analisar e resolver situações-problema; por exemplo, estabelecer identidades ou relações com aquelas existentes entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro, os volumes de um cilindro e de um cone que tenham a mesma base e a mesma altura, a relação entre catetos e hipotenusa em qualquer triângulo retângulo; ou ainda a identidade fundamental da trigonometria.


Trigonometria no Triangulo retângulo



Trigonometria na Circunferência


Seno, cosseno e tangente;
Lei dos senos;
Lei dos cossenos;
Funções Trigonométricas;
Relações Trigonométricas no Intervalo 0 a 2p;
Utilizar o LIC para demonstrar as retas e circunferências
2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Usar adequadamente réguas, esquadros, transferidores, compassos, calculadoras e outros instrumentos ou aparelhos



Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos.







Matrizes





Determinantes







Sistemas Lineares





Conceito de Matriz;
Tipos de Matrizes;
Operações com matrizes;

Determinante de Matrizes de 1ª e 2ª Ordem;
Teorema de Laplace;
Regra de Sarrus;

Solução de um Sistema Linear;
Regra de Cramer;
Escalonamento;


3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Ler e interpretar dados ou informações apresentadas em diferentes linguagens, representações, como tabelas, gráficos, esquemas, diagramas, árvores de possibilidades, fórmulas, equações ou representações geométricas.


Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos.
Análise Combinatória





Binômio de Newton



Probabilidades






Princípio Fundamental da Contagem;
Arranjos;
Combinações Simples;
Permutação;


Números Binomiais;
Triângulo de Pascal;
Binômio de Newton;


Cálculo de Probabilidades;







Utilizar o kit probabilidade do LIC
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES

CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Compreender a Matemática como ciência autônoma, que investiga relações, formas e eventos e desenvolve maneiras próprias de descrever e interpretar o mundo. A forma lógica dedutiva que a Geometria utiliza para interpretar as formas geométricas e deduzir propriedades dessas fórmulas é um exemplo de como a Matemática ler e interpreta o mundo à nossa volta.



Geometria Espacial
Posições Relativas entre Ponto, Retas e Planas;

Poliedros;

Prismas;


 3° ANO       
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 3° ANO                           
PROFESSORES:
            VANDERLAN CASTRO MESQUITA
            JOÃO RODRIGUES DE SOUSA FILHO
            ANTÔNIA ADRIANA SILVA MATOS LIMA

OBJETIVO

  • Mostrar ao aluno a Matemática como linguagem universal indispensável à comunicação moderna.
  • Manter o caráter instrumental e aplicado da Matemática, através de atividades que visam o ensino de procedimentos e conceitos matemáticos para desenvolver o pensamento, formar autonomia, por meio do incentivo à busca de informações, formulação de hipóteses, tomada de decisões e construções de argumentos.
  • Explorar o falar e o escrever sobre Matemática, propiciando o exercício das habilidades comunicativas para ler o mundo, inferindo positivamente, através de novos caminhos para a resolução de problemas.

ESTRATÉGIAS

      Exposição de conteúdos.
      Leitura dos conteúdos.
      Elaboração e análise de exercícios.

AVALIAÇÃO

  • Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.

MATEMÁTICA – 3° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Reconhecer a existência de invariantes ou identidades que impõem as condições a serem utilizadas para analisar e resolver situações-problema; por exemplo, estabelecer identidades ou relações com aquelas existentes entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro, os volumes de um cilindro e de um cone que tenham a mesma base e a mesma altura, a relação entre catetos e hipotenusa em qualquer triângulo retângulo; ou ainda a identidade fundamental da trigonometria.

Geometria analítica




Ponto e Reta


As circunferências






Utilizar o LIC para demonstrar as retas e circunferências
2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Usar adequadamente réguas, esquadros, transferidores, compassos, calculadores e outros instrumentos ou aparelhos


Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos.








Geometria analítica





  Números complexos








Cônicas

.



O conjunto C;
Forma algébrica;
Potências de i;
Operações fundamentais







3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos.


Revisão dos conteúdos para o ENEM

Funções do 1° grau;
Funções 2° grau;
Modular;
Exponenciais;
Logarítmicas;
Progreções;
Geometria plana.







4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES

CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Compreender a Matemática como ciência autônoma, que investiga relações, formas e eventos e desenvolve maneiras próprias de descrever e interpretar o mundo. A forma lógica dedutiva que a Geometria utiliza para interpretar as formas geométricas e deduzir propriedades dessas fórmulas é um exemplo de como a Matemática ler e interpreta o mundo à nossa volta.




Ler e interpretar dados ou informações apresentadas em diferentes linguagens, representações, como tabelas, gráficos, esquemas, diagramas, árvores de possibilidades, fórmulas, equações ou representações geométricas.


Revisão dos conteúdos para o ENEM:










Polinômios

Trigonometria;
Sistemas lineares;
Analise combinatória
Estatística;









Identidade de Polinômios;
MATEMÁTICA – 3° ANO
Equações Algébricas.


4 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial