PLANO ANUAL DE QUÍMICA

 1° ANO    
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 1° ANO                           
PROFESSORES:
            ELINARDO MARTINS DA SILVA
                RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO

OBJETIVO

            O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
            Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.

ESTRATÉGIAS

      Exposição de conteúdos.
      Leitura dos conteúdos.
      Elaboração e análise de exercícios.

AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.

QUÍMICA – 1° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.



Breve histórico da química


Substâncias puras


Mistura



Teoria atômica de Dalton



A antiguidade
Alquimia, a precursora da química.    
Mudanças de estado físico
Principais propriedades das substâncias puras
Densidade
Conceito
Classificação, fase, componente
Conceito de elemento químico
Distinção entre elemento químico e substância simples


Utilizar o LIC para demonstrações de cálculos de massa, volume e densidade.



Utilizar o LIC para demonstrações de mistura homogenia e heterogenia.


 2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.

Estrutura Atômica




Classificação periódica e propriedades dos elementos




Modelos atômicos
Conceitos fundamentais
Isótonos, isótopos e isóbaros;
Configuração eletrônica;
Diagrama de Linus Pauling;
Modelo atômico atual.
Histórico da Classificação periódica
 Distribuição eletrônica e tabela periódica
Estrutura da tabela periódica
Propriedades periódicas e aperiódicas.



Utilizar o LIC para identificar as principais características dos metais e dos ametais
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.

Ligações Químicas





Regra do octeto
Ligação iônica
Ligação covalente
Ligação metálica
Propriedades das substâncias iônicas, moleculares metálicas
Polaridade de ligações
Forças intermoleculares
Utilizar o LIC para demonstrações de formações de ligações químicas.


4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.






Funções Inorgânicas







Conceitos de ácidos e bases
Indicadores de ácidos e bases
Nomenclatura e classificação dos ácidos e bases

Distinção entre dissociação e ionização

Sais: definição e  nomenclatura

Óxidos: definição e nomenclatura
Utilizar o LIC para demonstrações de identificação de ácidos de bases.








 2° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 2° ANO                     
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
EVALDO DUARTE TEIXEIRA

OBJETIVO

O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.

ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.

AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.

QUÍMICA – 2° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.

Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.









Soluções

Conceito
Componentes de uma solução
O preparo de uma solução em laboratório
Expressões de medir concentrações
Concentração comum
Concentração em quantidade de matéria ou molaridade
Título ou porcentagem em massa
Fração em quantidade matéria ou fração molar
Diluição de soluções



Utilizar o LIC para demonstrações de soluções


2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA


Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.



Termoquímica: o calor e os processos químicos






Expressão de medir quantidade de calor
Reação exotérmica e endotérmica
Conceito de entalpia
Variação de entalpia
Calcular o valor de entalpia de combustão e de formação
Lei de Hess
Propriedades periódicas e aperiódicas.

Utilizar o LIC para demonstrar experiências com reações exotérmicas e endotérmicas









3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.



Cinética química: o transcorrer das reações químicas





Velocidade média das reações químicas
Fatores que afetam a velocidade de uma reação química(concentração dos reagentes e produtos, temperatura, superfície de contato e catalisador)
Lei cinética das reações
Teoria das colisões
Mecanismo de atuação do catalisador

Utilizar o LIC para demonstrações de velocidade de uma reação química e a relação com os fatores que afetam suas velocidades


4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Identificar os diversos dados experimentais o(s) fator(es) que os inter-relacionam.
Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.






Equilíbrio Químico: a coexistência de reagentes e produtos







Conceito de equilíbrio químico
Constante de equilíbrio químico
Fatores que afetam o equilíbrio químico
Deslocamento de equilíbrio químico

Utilizar o LIC para demonstrar os fatores que influem no deslocamento do equilíbrio químico









  3° ANO         
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 3° ANO                     
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
                   VANDERLAN CASTRO MESQUITA

OBJETIVO

O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.

ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.

AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
QUÍMICA – 3° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Conhecer os Fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social.



Introdução a química orgânica





Histórico
Propriedades do carbono
Classificação do carbono
Fórmulas moleculares, estrutural plana, simplificada e em ziguezague
Classificação das cadeias carbônicas
Estudo do Petróleo
Radicais orgânicos
Estudo dos hidrocarbonetos




Utilizar o LIC para demonstrações das propriedades dos hidrocarbonetos


2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Esquematizar e interpretar a linguagem científica segundo a IUPAC


Compreender as propriedades dos compostos orgânicos

Funções orgânicas oxigenadas





Estudo dos fenóis, alcoóis e enóis
Diferenciação entre fenóis, alcoóis e enóis
Estudo aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éter, éster.
Reação de esterificação






Utilizar o LIC para demonstrar as propriedades dos compostos orgânicos oxigenados

3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Esquematizar e interpretar a linguagem científica segundo a IUPAC


Compreender as propriedades dos compostos orgânicos.

Funções orgânicas nitrogenadas





Estudo das aminas
Estudo das Amidas
Estudo das nitrilas
Estudo das isonitrilas
Estudo dos nitrocompostos
Utilizar o LIC para demonstrações das propriedades dos compostos orgânicos nitrogenados


4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA


Compreender a importância das fórmulas moleculares e estrutural plana na formação de compostos orgânicos






Isomeria







Isomeria plana
Isomeria Espacial:
Isomeria geométrica
Isomeria óptica


Utilizar o LIC para demonstrar as diferenças entre os compostos isômeros entre si.









8 comentários:

Unknown disse...

Parabéns por esta postagem

EU AMO QUÍMICA disse...

O QUE E LIC?

Unknown disse...

O QUE QUER DIZER COM LIC?? TAMBEM NAO ENTENDI.

Unknown disse...

Gostei do modelo e vou usar para me auxiliar na elaboração do meu plano.

Unknown disse...

Acredito que o LIC é o laboratório de ciências. Mas só acho.

Prof. Maria dos Ramos disse...

A química é uma ciências que busca uma diversidade de conhecimentos, pois é uma disciplina que abrange e insere uma articulação dentro da Ciência da natureza.

Unknown disse...

Pesquisei e parece que LIC = Química induzida a laser

Ortunio disse...

Aqui temos o LENQ (Laboratório de Ensino de Química). Então, imagino que LIC deva ser Laboratório de Iniciação Científica

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