Equipe 7 FORNO SOLAR


CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICAS E SUAS TECNOLOGIAS.
Equipe 7   FORNO SOLAR                    2º ANO A E 1º ANO A( Física)
ORIENTADORA
Mikaelle Maria Mendes
 ALUNOS (AS)
Francisca Leidiane Mota Silva
Maria Alice Gomes Felix
Maria Janaina Fernandes Sousa
Maria Janaele s. Candido
Francisco Daniel Sousa Barroso
Andreza Bezerra Silva
INTRODUÇÃO
O forno solar é um aparelho eficaz de simples confecção e utilização que traz muitos benefícios a quem utiliza. O qual deve ser usado para diminuir o vasto consumo do gás de petróleo liquefeito e a extração de lenha para cozimento de alimentos. Estes processos requerem uma utilização do homem  e do ambiente. Este estudo levanta historicamente o objetivo de simples e fácil utilização do forno em nossa região e município devido ser um clima semiárido.

METODOLOGIA
O desenvolvimento deste projeto veio a ajudar e favorecer o raciocínio e compreensão dos alunos, professores e de toda a comunidade para sua utilização. Tivemos várias pesquisas e estudos comprovando que 30% da população brasileira utilizam o forno solar e atestam que seu uso é muito mais eficaz que fogões elétricos, a gás e a lenha. Constatamos que a população brasileira não utiliza tanto o forno solar, pois nosso país é rico em petróleo.

RESULTADOS
Neste levantamento foi objetivamente concluído e comprovado que existem cinco tipos de fornos solares, em forma de parabólica, caixa, cooker, painel e o industrial. Dos quais, os mais utilizados são os que têm forma de caixa e de painel. Foi comprovado também que o forno solar é uma fonte de riqueza renovável na qual não se é preciso usar nenhum combustível nem eletricidade, usa-se apenas a luz e o calor do sol. Assim, ficam comprovados que o uso da energia solar para a geração de calor no cozimento e aquecimento de água são aplicações simples e de baixo custo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O forno solar é um antipoluidor. Faz a pasteurização da água potável para prevenir doenças intestinais, salva arvores e outros recursos ambientais. O horário ideal para o uso do forno solar vai de 8hs às 15hs, aproximadamente, e o tempo de cozimento dos alimentos vai de 2hs à 5hs. No forno solar a comida não queima, pois a tampa da panela mantém a umidade. Cada panela colocada entre 8hs e 9hs da manhã não  necessita mexer, pois o sol ainda estará frio e não tem perigo de a comida queimar. As panelas antiaderentes ou de vidros são melhores para o uso. E o melhor é que o forno solar tem uma vida útil de, aproximadamente, três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial